Para fazer a decoração do seu projeto é preciso não só alinhar a estética, mas também a composição do material e como ele performa a sua durabilidade conforme o espaço.
Fazer essa análise é essencial para escolher a pedra certa e avaliar qual será a ideal de acordo com seu orçamento. Mas afinal, colocar mármore ou granito? Se está com dúvida sobre essa decisão, continue lendo esse artigo.
Qual a diferença entre mármore e granito?
Muitos pensam que são pedras compostas do mesmo material, mas a verdade é que, possuem pedras e acabamentos totalmente diferentes. O mármore é composto por minerais de calcita, já o granito é composto por 3 minérios, o quartzo, feldspato e mica, influenciando diretamente na aparência dos dois.
Agora que você já sabe as diferenças básicas entre eles, confira os tópicos que devem ser observados na hora da sua compra!
Porosidade
A porosidade é o nível de facilidade da sua peça manchar ou não.
Ela é medida pela ”Escala de Mohs” e quanto maior o número onde a pedra se insere, mais impermeável ela fica, tendo menos chances de ser manchada.
Nessa escala, o granito possui a “dureza Mohs” bem alta, ficando entre 6 e 7. Isso significa ser pouco poroso, absorvendo pouca água e não manchando com facilidade. Entretanto, algumas tonalidades de granito podem sim, absorver mais água.
Já o mármore é muito poroso, inserido entre 3 e 4 na Escala de Mohs. Por isso, sua permeabilidade é alta, não sendo resistente a água, que pode facilmente penetrar no material acarretando manchas. Tendo também uma resistência a ácidos extremamente baixa.
Resistência
O granito, por estar bem colocado na Escala de Mohs, é um material muito resistente, aguentando grandes pressões e temperatura. Ele não risca com facilidade, propondo grande vantagem e versatilidade no dia a dia.
Já a pedra do mármore, mesmo sendo elegante e tendo exclusividade em suas peças, é mais vulnerável a altas pressões e temperaturas, independente do tom de cor que você escolher.
Onde aplicar granito ou mármore?
O granito, por ter essa característica predominante de ser resistente, é ideal para áreas externas, cozinha, banheiros, entre outros. É pouco poroso, facilitando seu trabalho na hora da limpeza, ou de acidentes que sujam a pedra.
Já o mármore, é recomendado em áreas internas, com pouco tráfego. É muito usado para detalhes decorativos, em pias de banheiro, bordas de parede ou até mesmo lareira.
Por ser um material leve, é ideal usar a aplicação como revestimento de parede.
Qual é o mais caro?
No Brasil, se produz muito mais granito do que mármore. Por isso, o preço dos granitos se encontram muito mais baratos por aqui. Os seus valores variam muito de acordo com cada acabamento e tonalidade da pedra.
Uma dica, na hora de realizar um orçamento sempre pense em qual irá te oferecer um custo benefício no sentido de durabilidade, para não ter que realizar a troca tão cedo.
Qual é a melhor pedra?
Como já citamos nesse artigo, o mármore ou granito, possuem uma série de características superiores. O que irá responder essa pergunta, será o ambiente onde você fará o projeto.
É baseado nele, que você irá refletir e decidir qual o material ideal para sua realidade.
Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais!